2 Período
Trabalho em Tela ( Concurso Graça Morais)
Começamos o segundo período pelo trabalho da tela, começamos por fazer um pequeno esboço das ideias que tínhamos para o que iria ser desenhado na tela, em seguida fizemos já um esboço em papel de cenário com o tamanho já da tela, com todos os detalhes, sombras etc. …
Comecei por primeiro criar e definir as formas das cabeças e o resultado foi este :
Depois comecei então a dar expressão as caras e juntando novos elementos:
A meio deste processo comecei a exprimentar umas brincadeiras, deixo aqui alguns exemplos:
Depois desse esboço completo passamos já para a fase da tela, em que primeiro desenhamos o desenho na própria tela com um lápis azul aquarelável de modo a termos as imagens já na tela.
Depois de o esboço feito era a altura de passar cm um pincel molhado para que a marca do lápis depois desaparecesse.
Passei então depois a fase da pintura, primeiro tratei do fundo, e depois comecei por dar as cores mais claras ao desenho de maneira depois ir escurecendo até obter a tonalidade que desejava.
Depois comecei a escurecer.
E a tela começa a ganhar vida .
Por fim finalmente a tela fica terminada, fiquei bastante contente com o resultado, deixo aqui para que vejam.
Trabalho de Representação Expressiva e Rigorosa
Como segundo trabalho a professora disse que iríamos ter duas aulas exteriores em Sesimbra de maneira a obtermos vários registos de ruas ou detalhes de Sesimbra, e também para tirar fotografias panorâmicas de que mais tarde iriam ser usadas, nas aulas seguintes as exteriores tivemos a juntar todos os registos que tinham sido desenhados de forma a ver como tinham ficado e tivemos também a escolher as fotos que iram ser usadas para o trabalho seguinte.
A minha foto panorâmica escolhida ficou assim.
Ao termos a foto escolhida poderíamos então iniciar o trabalho, primeiro fazíamos um registo expressivo a grafite, o meu primeiro desenho a grafite não saiu assim tão expressivo mas depois tentei mais 2 vezes e penso que fiquei com bons resultados.
Depois tínhamos também que realizar desenhos com tinta-da-china de forma a simplificar o desenho ao máximo, penso que dos dois que tenho obtive bons resultados.
Por fim tínhamos um desenho final que poderia ser feito como material que fosse a nossa escolha e também o respectivo suporte, eu primeiro comecei por experimentar usar o desenho digital a computador, e até memo criar uma animação com o próprio desenho, mas as coisas começaram-me a correr mal e mudem para o suporte de papel, fiz alguns estudos em folhas de papel vegetal, sobrepondo e girando:
Sendo esta a escolhida para o trabalho final:
Tinha depois como idea ampliar a imagem e trabalhar a cor nela , mas não a comsegui terminar.
Segunda parte do Trabalho: O Sólido
Terminada esta fase do trabalho passamos para a parte mais rigorosa que era reproduzir um sólido escolhido por nos. Primeiro fizemos um esboço do sólido a vista com sombras, mancha, linha etc...
Foi de longe o meu melhor trabalho de gráfite, por isso não gostei muito.
Acabando isso passamos para a parte da reprodução das vistas do sólido (vista de frente, de cima e lateral esquerda) tivemos de medir o sólido e depois ao passar par o papel podíamos usar as medidas reais ou a escala que foi o meu caso, isto tudo segundo o método europeu de representação.
Por fim tínhamos de reproduzir o sólido em perspectiva isométrica novamente com rigor e com as medidas reais ou a escala.